Tenho um coelho de estimação, e agora?

Os coelhos de estimação têm vindo a conquistar cada vez mais espaço nas casas (e nos corações) das famílias portuguesas. Deve-se isto ao facto de se tratarem de animais afetuosos, com uma personalidade recetiva e uma grande capacidade de adaptação às rotinas diárias. No entanto, estes orelhudos roedores  precisam de alguns cuidados especiais, para que possam ter uma vida feliz e saudável. A Petslowcost tem algumas dicas para ajudar!

 

Dicas para cuidar de um coelho de estimação

Os coelhos domésticos são animais de estimação com algumas peculiaridades. São herbívoros estritos e seres crepusculares, apresentando um maior nível de atividade ao início da manhã e ao final da tarde. Além disso, estes roedores têm uma esperança média de vida que varia entre os 5 e os 10 anos e usam o queixo, onde têm glândulas odoríferas, para marcar território.

Fique a conhecer alguns dos principais cuidados com coelhos de estimação que todos os donos devem ter.

A escolha da gaiola

Para um coelho médio, com cerca de três quilos, a gaiola deve ter pelo menos 80 cm de comprimento, 40 cm de largura e 40 cm de altura. Acima de tudo, é importante garantir que o seu roedor conseguirá estar deitado confortavelmente, sem ficar em cima do bebedouro ou do comedouro. Pode ver esta opção, ou esta, um pouco maior. Em casa, coloque-a num sítio recatado e protegido do frio e do calor.

Definir um local como casa de banho

O seu coelho doméstico pode aprender a urinar e defecar num mesmo local. Esteja atento ao canto mais utilizado pelo seu animal e coloque lá um tabuleiro com litter absorvente (utilize pellets à base de papel, palha ou erva).

Alimentação dos coelhos

No que diz respeito à dieta dos coelhos de estimação, deve optar pelas rações próprias para estes animais, em forma de pellet e preferencialmente à base de feno timóteo. Na nossa loja encontrará várias opções disponíveis, como esta, com altos níveis de fibra, ou esta, indicada para coelhos mais jovens ou anões.

 

Convém que o seu coelho doméstico tenha feno sempre disponível, importante para estimular o desgaste dos dentes e assegurar a saúde intestinal. Além disso, pode dar-lhe, de forma moderada, alimentos como cenoura, folhas de rabanete, agrião, rúcula, espinafres, maçã ou morangos, por exemplo.

Alguns cuidados e muitas doses de ternura

Há alguns outros cuidados que deve ter com o seu coelho de estimação. Um deles é a necessidade de escovar o pelo com muita regularidade. Faça-o, pelo menos, a cada dois dias, com uma escova própria. Do mesmo modo, deve proporcionar-lhe pelo menos quatro horas diárias de exercício, para evitar problemas musculares, articulares e stress.

 

Por fim, um conselho importante: os coelhos domésticos gostam muito de ser mimados. Abuse nas doses de amor e proporcione uma vida feliz ao seu pequeno roedor, com a ajuda da Petslowcost!


WhatsApp disponível para qualquer questão