Tenho um porquinho-da-índia, e agora?

Ainda que possa parecer assustadiço e reservado num primeiro momento, o porquinho-da-índia é conhecido por ser um roedor simpático e muito sociável. É, pois, uma

ótima opção para trazer mais alegria e carinho à sua casa. Não obstante, é imprescindível que adote alguns cuidados — sobretudo no que diz respeito à alimentação e ao habitat — para que ele cresça feliz e saudável.

 

A Petslowcost traz-lhe alguns conselhos cruciais para cuidar do seu pequeno companheiro.

 

Cuidados a ter com a gaiola para porquinho-da-índia

O espaço onde o seu porquinho-da-índia passará uma esmagadora parte do tempo deve estar sempre cuidado e obedecer a alguns parâmetros essenciais. Um deles é, evidentemente, o tamanho. O ideal é que tenha, pelo menos, 120 cm de comprimento e 60 cm de largura.

 

Porém, deve ter em conta que estes são animais que precisam de companhia, pelo que não devem estar sozinhos na gaiola. Naturalmente, quanto mais roedores tiver o habitat, maior deverá ele ser. Além disso, este espaço deve ter, obrigatoriamente, alguns elementos, como um abrigo, onde o seu animal possa dormir e esconder-se, um comedouro, um bebedouro e alguns brinquedos, como rodas de exercício, tubos, rampas ou escadas.

 

Aquando da escolha do lugar para a gaiola do porquinho-da-índia, é preciso que tenha em conta algumas preocupações. Deve ficar num espaço interior e ameno, uma vez que estes roedores são bastante suscetíveis às variações térmicas. Evite os sítios expostos a correntes de ar e à incidência direta da luz solar.

 

Hábitos saudáveis para roedores felizes

Estes pequenos roedores precisam de uma alimentação equilibrada e adaptada às suas carências energéticas. Neste campo, é fundamental que escolha uma ração especialmente concebida para satisfazer as necessidade nutricionais dos porquinhos-da-índia.

 

Na Petslowcost encontra, por exemplo, esta ração, um alimento completo com alto teor em fibra e a proporção ideal de vitamina C. Já para os animais mais jovens ou para as gestantes, tem esta opção  com porções mais elevadas de proteínas e cálcio. Para recompensar o seu companheiro com um snack, pode optar por estas bolachinhas feitas à base de feno, frutas e legumes.

 

É, ainda, importante que o seu porquinho-da-índia tenha sempre ao dispor uma quantidade generosa de feno, para evitar complicações de saúde como problemas digestivos ou o desalinhamento dos dentes.

 

Por fim, deve procurar manter alguns hábitos essenciais à felicidade destes enérgicos patudos. Desta maneira, reserve algum tempo diário para que o seu animal ande livremente, mas sempre em segurança. Não se esqueça, ainda, de o acarinhar e brincar com ele: os porquinhos-da-índia precisam desta interação para criar laços afetivos.

 

Cuide do seu pequeno roedor com a Petslowcost!


WhatsApp disponível para qualquer questão