Sem produtos

A depressão canina é um problema que afeta cada vez mais animais. No entanto, é comum que os donos tenham dificuldade em associar alguns sintomas a este diagnóstico. Por esse motivo, é muito importante que as famílias estejam atentas a alguns sinais indicativos deste quadro. Se sente o seu cão triste, com pouco apetite ou sem energia, a Petslowcost tem algumas dicas importantes para o ajudar a perceber o que se passa.
Há alguns sinais frequentes entre os cães que se revelam deprimidos. Entre eles, podemos destacar:
- Quando estão deprimidos, estes patudos tendem a sentir menos vontade de brincar, correr ou passear. A falta de energia e a apatia são, pois, alguns dos sinais mais reveladores deste problema;
- A perda de apetite pode também ser um indicador importante. Se nota modificações significativas nos hábitos alimentares do seu animal, é importante que fique alerta;
- As alterações nas rotinas de sono podem indiciar perturbações desta ordem. Quando deprimidos, os cães tendem a passar mais tempo a dormir;
- Surgimento de stress e ansiedade;
- A tristeza profunda pode ainda ser detetada através de alguns sinais, como a cauda para baixo, ou entre as pernas, as orelhas caídas, o olhar cabisbaixo ou a intolerância ao toque (por vezes acompanhada de maior agressividade).
Ainda que exista uma infinidade de motivos possíveis para o desenvolvimento da depressão canina, há algumas situações que podem potenciar o aparecimento desta doença. Para a poder prevenir, ou estar atento ao seu surgimento, é importante que conheça esses contextos.
Deste modo, o condicionamento dos movimentos e do espaço para brincar e correr, a perda do tutor ou de um animal de companhia, a solidão ou as alterações repentinas na rotina, por exemplo, são fatores que comummente justificam a perturbação no bem estar do patudo.
Ainda que não exista um tratamento totalmente eficaz para tratar um cão triste e deprimido, é importante que, ao detetar os sintomas mencionados, consulte o seu médico veterinário. Além disso, deve adotar alguns cuidados especiais, como:
- Passear o patudo com maior regularidade, experimentar brincadeiras e brinquedos novos, estimular o exercício físico e o desgaste de energia;
- Não se esquecer de recompensar os comportamentos positivos. Pode utilizar estes biscoitos para o efeito, por exemplo;
- Manter uma rotina diária consistente e assegurar que o cão dispõe de um espaço confortável e calmo para repousar.
Na Petslowcost, estamos preparados para acompanhar o seu patudo em todos os momentos da sua vida, sempre com produtos de excelência. Visite-nos!