Quais os mais indicados animais para crianças?

Os animais de estimação podem representar um papel crucial na aquisição de competências basilares na infância e na adolescência. Além de ajudarem a desenvolver um maior sentido de responsabilidade e autonomia, são uma ótima maneira de promover a sensibilidade e empatia dos mais novos. Mas quais são os mais aconselhados animais para crianças? Quais as espécies mais dóceis e interativas com os mais novos? Temos algumas respostas para o ajudar.

 

Animais para crianças: como escolher?

Não há dúvida de que adotar um animal traz consigo um leque de vantagens tanto para os adultos, como para os membros mais jovens da família. No entanto, para que as crianças se adaptem bem à presença de um patudo, e vice-versa, é necessário ter em consideração as características de cada espécie.

 

Trazemos-lhe algumas sugestões:

 

  •      Cães

Estes fiéis companheiros de quatro patas são, evidentemente, uma das escolhas preferidas dos mais jovens. De facto, estes animais são ótimos parceiros de brincadeira e de vida. Para fazer a escolha certa, é importante que o cão tenha um temperamento calmo e paciência para lidar com a típica energia das crianças.

Conheça algumas das raças mais indicadas de animais para crianças:

-       Labrador: gentis, ativos e muito inteligentes — os animais ideais para acompanhar as brincadeiras dos mais novos;

-       Poodle: considerados hipoalergénicos, são ideais para famílias em que haja problemas de alergias. Além disso, são inteligentes, bem comportados e enérgicos;

-       Golden Retriever: carinhosos e muito amigáveis, são conhecidos pela paciência que demonstram no contacto com os petizes.

 

  •      Gatos

Ainda que mais autónomos do que os cães, estes pequenos felinos podem ser fundamentais no desenvolvimento de competências emocionais e sociais. Adotar um destes animais pode ser a oportunidade ideal para oferecer algumas pequenas responsabilidades aos mais novos, como a reposição da ração, por exemplo.

 

Fique com alguns exemplos de raças de gatos indicadas para acompanhar as crianças:

-       British Shorthair: conhecidos por serem muito tranquilos, mas brincalhões;

-       Maine Coon: de porte grande, mas com um temperamento muito dócil e sociável;

-       Bosques da Noruega: inteligentes e muito amáveis.

 

  •      Peixes

Se procura animais para crianças menos exigentes no que diz respeito à manutenção, os peixes podem ser a opção ideal. Os mais jovens podem ficar encarregues da alimentação e ajudar na limpeza regular do aquário: tarefas divertidas, mas que exigem responsabilidade.

 

  •      Hamsters

Estes pequenos roedores têm, regra geral, muita energia e vontade de brincar. Exigem menos cuidados do que um cão ou um gato, por exemplo, mas fazem as delícias de qualquer criança.

 

Na Petslowcost, encontrará os produtos certos para cuidar do seu animal com a excelência que ele merece. Venha visitar-nos!


WhatsApp disponível para qualquer questão