4 benefícios de ter um animal de estimação

Ter um animal de estimação muda por completo a vida e as rotinas de uma família. São muitas as responsabilidades que essa mudança traz, claro. Mas também é extenso o leque de vantagens associadas à presença de um patudo no nosso dia a dia. A Petslowcost reuniu quatro benefícios que deve mesmo conhecer. Ora espreite!

 

As vantagens de ter um animal de estimação

Seja para os mais velhos ou para os mais petizes, ter um animal de estimação traz um sem número de benefícios. Ganha a atmosfera do lar, a saúde do corpo, o equilíbrio da mente e, claro, a vida afetiva. Conheça a nossa lista de quatro benefícios:

 

1.  Saúde fortalecida

São vários os estudos científicos que atestam a ideia de que quem tem em casa um cão ou um gato acaba por ver reforçado o seu sistema imunitário. O contacto com os microrganismos que estes patudos normalmente transportam consigo reforça a nossa imunidade a doenças ligeiras.

 

Além disso, ter um animal de estimação ajuda a contrariar o sedentarismo. Seja para passear o cão, brincar com o gato ou correr com o furão, por exemplo, este é um estímulo fundamental ao exercício físico. Ter um patudo por perto é ter um estilo de vida mais ativo!

 

2.  Companhia fiel para todos os momentos

Um animal de companhia pode ser o melhor antídoto contra a solidão. A forma calorosa como acolhem os seus donos e o amor incondicional que lhes oferecem podem ser essenciais para enriquecer a atmosfera afetiva de uma casa.

Esta vantagem é particularmente importante no caso dos idosos, mais propensos a sofrer com a solidão, ou para as pessoas que sofrem com depressões ou estão a atravessar um processo de luto, a título de exemplo.

 

3.  Combate ao stress e à ansiedade

Com o estilo de vida acelerado que a grande parte das pessoas acaba por ter, é imprescindível ter momentos de relaxamento e diversão. Brincar com um patudo, dar-lhe mimo, ou simplesmente passear com ele, pode ajudar a reduzir significativamente os níveis de ansiedade.

 

Mas ter um animal de estimação ajudá-lo-á, também, a socializar com mais facilidade. É comum que, aquando do rotineiro passeio do cão, dois donos acabem por dialogar sobre as suas experiências: é uma ótima forma de iniciar uma conversa! Esta é, pois, uma vantagem de enormes proporções para o bem-estar emocional de qualquer pessoa.

 

4.  Competências valiosas para as crianças

Para os membros mais jovens da família — muitas vezes os principais responsáveis pela adoção de um patudo — ter um animal de estimação pode ser fulcral para a aquisição de competências importantes. Ter um animal em casa, que precisa de ser escovado, passeado e alimentado, ajuda as crianças a ganhar um maior sentido de responsabilidade, autonomia e empatia.

 

 

São, portanto, muitos os benefícios associados à presença de um animal de companhia em casa. Em todas as fases dessa experiência poderá contar com a ajuda da Petslowcost!

 

 

 


WhatsApp disponível para qualquer questão