O que provavelmente não sabe sobre o focinho do seu cão

Qualquer dono sabe que o focinho de um cão é um órgão inegavelmente central na vida destes patudos. A sua capacidade olfativa é muito surpreendente — segundo alguns estudos, cerca de 10.000 vezes mais poderosa do que a dos seres humanos. Há, pois, algumas curiosidades fascinantes sobre este órgão canino que provavelmente não sabe e que o farão conhecer melhor o seu companheiro de quatro patas. A Petslowcost traz-lhe algumas!

 

Um focinho, uma impressão digital

Sabia que cada focinho de cão tem características únicas e irrepetíveis? É verdade, não existem dois iguais. Por isso, é como se fosse o bilhete de identidade ou a impressão digital de cada patudo.

 

Capacidade para cheirar emoções

Em algumas situações e contextos, pessoas e animais libertam hormonas com determinados odores. Apesar de totalmente impercetíveis para os seres humanos, são muitos os cães que conseguem detetar estes cheiros, percebendo por esta via reações como o medo, por exemplo.

 

Detetar doenças pelo olfato

Outro dos “superpoderes” de alguns destes patudos é a deteção de doenças nos humanos através da capacidade do seu focinho. Quando treinados para esse efeito, conseguem diagnosticar patologias como cancros ou a COVID-19.

 

Ter noção do tempo

Alguns estudos indicam que os cães avaliam a concentração de odor do dono em casa, durante a sua ausência, para perceber a passagem do tempo. Quando têm uma rotina estável, esta capacidade permite-lhe antever quando é que o dono irá chegar.

 

Avaliar a saúde do cão

Esta é outra das funções importantes do focinho de um cão. As mudanças fisiológicas na sua cor ou o aparecimento de crostas, a título de exemplo, podem ser indicadores de algum desequilíbrio no organismo ou até mesmo doença. Se notar alguma mudança preocupante, não hesite em contactar o seu médico veterinário.

 

 

Cuide do seu melhor amigo com os produtos de excelência da Petslowcost. Aguardamos a sua visita!


WhatsApp disponível para qualquer questão