O que precisa de saber para ter uma cacatua?

Seja pela sua alegria contagiante, com o seu típico tagarelar, ou pela sua célebre crista, a cacatua é uma ave a que ninguém fica indiferente. No entanto, e apesar de serem animais muito sociáveis que muito facilmente se habituam ao ambiente humano, há alguns cuidados específicos que os donos não podem mesmo dispensar. A Petslowcost elenca alguns deles.

 

As condições certas para uma cacatua

Se está a pensar acolher uma ave destas em casa, é imprescindível que, antes, acautele as suas necessidades e prepare o espaço em que ela irá viver. Para lhe proporcionar um conforto pleno, é essencial que opte por uma gaiola grande. A cacatua deve poder movimentar-se dentro deste espaço sem impedimentos.

 

Além disso, a gaiola deve ser equipada com uma banheira, como esta, poleiros (evite os que são feitos de madeira, que podem ser roídos mais facilmente), comedouro e bebedouro, e acessórios, como, a título de exemplo, uma escada (espreite esta).

 

Atendendo à vivacidade característica das cacatuas, é fundamental que a gaiola conte com alguns brinquedos adequados para elas, como sinos, cordas ou bolas. São indispensáveis para manter a atividade destes inteligentes animais, que sem eles podem entediar-se com facilidade. Na Petslowcost, encontra algumas opções ideais para este efeito, como é o caso deste brinquedo em forma de caça-sonhos.

 

Comida para cacatua

O capítulo da alimentação destas aves costuma despertar algumas dúvidas entre os donos. Importa, pois, que se opte por um alimento completo, que evite o comum surgimento de problemas relacionados com carências nutricionais.

 

Deve, por isso, escolher uma ração especificamente concebida para aves com este porte. É o caso deste alimento, com todos os nutrientes necessários para uma cacatua, ou desta fórmula de alta energia, com grãos grossos. Complementarmente, pode introduzir alguns alimentos na dieta, como sementes, grãos, castanhas, legumes (como cenouras) ou fruta (como maçãs).

 

Algumas dicas adicionais

Além dos mencionados anteriormente, existem alguns cuidados que os donos de uma cacatua não podem esquecer:

-       A higienização da gaiola deve ser feita regularmente e a água deve ser renovada diariamente, pelo menos;

-       As cacatuas precisam de tomar banhos frequentes. Alguns animais preferem mesmo fazê-lo autonomamente, principalmente em dias quentes, na banheira que deve ser adicionada à gaiola;

-       Retire a sua ave da gaiola durante uma hora por dia, no mínimo. Quando o fizer, garanta que todas as portas e janelas permanecem fechadas.

 

 

Com a ajuda da Petslowcost, pode desfrutar plenamente da companhia destes animais conhecidos pela sua inteligência e sociabilidade. Esperamos pela sua visita!


WhatsApp disponível para qualquer questão