Gato gordo demais? Saiba o que fazer

Uma significativa parte da população felina sofre de excesso de peso. Um gato gordo demais terá, a longo prazo, problemas de saúde que comprometerão a sua qualidade de vida e a sua longevidade. Por esse motivo, se o seu patudo sofre de obesidade deve adotar desde já algumas medidas imprescindíveis para o ajudar a recuperar um peso saudável. A Petslowcost dá-lhe uma ajuda.

 

Alimentação adequado a um gato demasiado gordo

Antes de mais, é importante que saiba que um gato gordo em demasia precisa, evidentemente, de uma dieta especialmente concebida para as suas necessidades. Contudo, a mera redução da alimentação regular do seu companheiro não é uma solução eficaz. Não só não assegurará a perda de peso, como pode mesmo comprometer o seu bem-estar, uma vez que não terá acesso à quantidade de nutrientes de que precisa.

 

Desta maneira, é crucial que opte por um tipo de alimentação adequado ao processo de perda de peso. A ração de gato para emagrecer deve ter uma quantidade reduzida de gordura e um reforço das propriedades vitamínicas. Além disso, importa que tenha um teor maior de proteína do que o habitual, para compensar o menor tamanho das porções e assegurar a manutenção da massa muscular.

Deve, pois, aconselhar-se junto do seu médico veterinário para perceber qual a ração mais adequada para o seu gato obeso. Na Petslowcost, encontrará várias opções especialmente concebidas para este efeito. É o caso desta, desta ou então desta. Siga sempre à risca as quantidades recomendadas na embalagem ou indicadas pelo veterinário.

 

Dicas úteis para ajudar o seu gato a perder peso

Ainda que o capítulo da alimentação seja o mais determinante neste processo, há outros cuidados que pode implementar para ajudar o seu patudo a perder peso. Um gato gordo demais terá, certamente, mais dificuldade em fazer exercício. No entanto, atendendo à importância da atividade física para o bem-estar e para a tonificação dos músculos e articulações, é importante que não desista.

 

Introduza de forma gradual alguns jogos na rotina diária. Para brincar com ele, estimule o seu instinto de caça. Utilize para o efeito os brinquedos mais adequados, como esta cana com um peluche e um sino ou este divertido e imprevisível ratinho de brincar. Veja aqui algumas das brincadeiras mais divertidas para gatos saudáveis e ativos.

 

Com a Petslowcost do seu lado, ajude o seu gato a recuperar o peso ideal e a ter uma vida mais feliz!


WhatsApp disponível para qualquer questão