Cuidados a ter com um peixe de aquário

Um peixe de aquário pode revelar-se uma agradável e tranquilizante companhia. Além disso, as crianças costumam gostar de fazer parte do processo de manutenção do habitat aquático — uma ótima forma de lhes atribuir algumas responsabilidades. Preservar a qualidade da água ou fornecer a alimentação correta e as condições ideais a estes animais pode parecer desafiante ao início. No entanto, com as dicas certas, rapidamente perceberá que não é uma tarefa demasiado difícil. A Petslowcost dá-lhe uma ajuda.

 

Preparar a chegada de um peixe de aquário

Antes de receber estes pequenos animais aquáticos em casa, é fundamental que garanta algumas condições basilares para assegurar o seu bem estar. Antes de mais, avalie bem o espaço que tem para colocar o aquário. É fulcral que o sítio escolhido tenha luz solar, mas sem incidência direta. Só depois poderá decidir quantos peixes ter, e de que tamanho.

 

É, ainda, muito importante que a escolha das espécies não seja feita apenas por questões de natureza estética. Deve procurar informar-se sobre as características dos animais, o tamanho que podem atingir ou as suas necessidades relativas à alimentação, ao tipo de água (doce ou salgada) e a sua temperatura, por exemplo.

 

Escolher e decorar um aquário para peixe

Esta etapa do processo pode ser determinante na felicidade do seu peixe de aquário. Apesar de serem muito utilizados, os aquários esféricos podem não ser a melhor opção para o seu animal de estimação, uma vez que podem ser causadores de ansiedade. Assim, sempre que possível, opte pelos retangulares, que reúnem melhores condições para criar um ecossistema confortável.

 

Na Petslowcost, encontrará várias opções. É o caso desta, com capacidade de 30 litros e iluminação LED de efeito marinho integrada. Para o caso de querer ter um habitat mais espaçoso, capaz de receber mais inquilinos, tem esta opção, com o mesmo design atrativo e uma capacidade de 60 litros. 

 

Depois de escolhido o aquário, é vital que invista num filtro competente. De outra forma, não conseguirá manter a qualidade e limpeza da água. Espreite este, com um sistema de filtragem mecânica, biológica e química. Por fim, falta apenas decorar. Para o substrato, dê preferência à gravilha ou à areia. Sem exagerar nas peças ornamentais, inclua alguns esconderijos e garanta que as plantas que escolher não são tóxicas para os seus peixes.

 

Alimentação para peixe de aquário

No que toca à alimentação, é imprescindível que opte por ração adequada às necessidades do seu animal de estimação. Procure na nossa loja o alimento mais indicado para o seu peixe. Aquando das refeições, é preferível que vá distribuindo a comida faseadamente, verificando se os peixes comem tudo. Lembre-se que o excesso de comida aumenta a quantidade de resíduos no ecossistema.

 

Se quer ter um peixe de aquário mas não sabe por onde começar, estamos cá para facilitar. Na Petslowcost, estamos sempre disponíveis para o ajudar a proporcionar uma vida feliz ao seu animal de estimação!


WhatsApp disponível para qualquer questão