O que precisa de saber para ter peixes de água quente

Ter um aquário com peixes de água quente pode ser desafiante, mas também é recompensador. A beleza e vivacidade destes pequenos animais traz uma alegria contagiante a casa. No entanto, a exigência de alguns dos cuidados a ter não pode mesmo ser descurada. Ora, para o ajudar a ter um aquário de água quente feliz e saudável, trazemos-lhe algumas dicas essenciais.

Onde colocar um aquário de água quente?

Este é, certamente, o primeiro ponto a ponderar antes de ter peixes de água quente em casa. É importante que o aquário fique num lugar tranquilo e sem receber luz solar direta, afastado por isso de portas, janelas ou aparelhos de ar condicionado. Além disso, é fulcral que fique pousado num lugar estável e seguro, perto de um ponto de acesso à eletricidade.

 

Do que precisa para ter peixes de água quente?

Um aquário de água quente é, por inerência, mais exigente do ponto de vista da manutenção do que os de água fria. Como tal, irá precisar de mais componentes. Antes de qualquer outra coisa, a correta escolha do aquário é imprescindível.

 

Lembre-se de que quanto maior for, mais fácil será a manutenção e maior será a sua estabilidade biológica. Na Petslowcost encontra, por exemplo, esta opção, com capacidade para 60 litros e um formato retangular (preferível em relação aos circulares).

 

De igual forma, precisará de ter um sistema de filtragem da água, um substrato (evite as cores fortes), plantas aquáticas (que ajudam à estabilização do ecossistema), um sistema de filtragem da água e um de aquecimento e manutenção da temperatura, composto por aquecedor elétrico, lâmpadas, termóstato e termómetro.

 

Algumas dicas para um aquário feliz

Ter um aquário de água quente saudável é um desafio que pode ser exigente. Mas se tiver em conta estas dicas, tornar-se-á bastante mais fácil:

-       Tenha cuidado na escolha das espécies. Conheça primeiro as suas características e a compatibilidade entre elas. Algumas das mais comuns são os guppy, os tetra néon, os limpa fundos ou os limpa vidros;

-       Utilize um temporizador para regular os momentos em que a iluminação deve acender-se e apagar-se;

-       Procure não alimentar os peixes de água quente em excesso e retire sempre as sobras da água. Utilize alimentos especificamente formulados para o efeito, como este, por exemplo;

-       Observe o termómetro com frequência, para se assegurar de que a água se mantém, pelo menos, acima dos 24ºC.

 

Na Petslowcost, encontrará produtos de excelência para cuidar do seu aquário. Conte connosco!

 

 

 


WhatsApp disponível para qualquer questão