Como combater a diabetes nos cães?

Ainda que não possa ser curada, a diabetes nos cães pode ser gerida de modo a proporcionar ao patudo uma maior qualidade de vida, mais longevidade e, claro, felicidade. Com a adoção de alguns cuidados essenciais, poderá então assegurar ao seu companheiro de quatro patas uma rotina estável e segura. A Petslowcost traz-lhe algumas informações basilares sobre esta doença.

 

O que é a diabetes nos cães?

Após a sua ingestão, o alimento é dividido em vários nutrientes. O açúcar — a chamada glicose — é um deles. Para dar energia às células, este nutriente é distribuído pelo organismo por uma hormona, a insulina. 

 

Ora, a diabetes surge quando o organismo se torna incapaz de absorver eficazmente o açúcar presente nos alimentos. Isto acontece quando o corpo não consegue produzir insulina, ou quando não a produz em quantidade suficiente. Nesse caso, a glicose acaba por não ser distribuída, ficando acumulada no sangue.

 

Este problema pode trazer uma série de complicações à saúde do seu cão. Dessa maneira, é fulcral que esteja atento aos principais sinais desta doença, para poder levar o seu patudo ao médico veterinário o quanto antes.



Principais sintomas

Os principais sinais de diabetes nos cães são:

-       Urinar com maior frequência (a glicose não absorvida é depois excretada pela urina);

-       Maior ingestão de água (por urinarem mais, precisam de mais líquidos, para evitarem a desidratação do organismo);

-       Aumento do apetite, mas acompanhado da perda de peso (uma vez que o cão não está a ser devidamente nutrido, visto que a glicose não chega às células);

-       Olhos com opacidade;

-       Pelo seco e sem brilho;

-       Fraqueza e maior inatividade.

 

Como tratar a diabetes nos cães?

Se um cão for diagnosticado com diabetes pelo médico veterinário, há algumas mudanças importantes a adotar na sua rotina. Em primeiro lugar, deverá ser necessário recorrer a injeções diárias de insulina, de modo a possibilitar a correta absorção da glicose.


Além disso, é fundamental que se adapte a sua dieta, para evitar picos de açúcar. Na Petslowcost, encontra rações especificamente concebidas para este efeito, como é o caso desta ou desta. Contando com um alto teor de fibras e de hidratos de carbono complexos — essenciais no combate a esta doença —, ajudarão a que a energia se liberte lentamente ao longo do dia. Por fim, é importante que estimule o exercício físico do seu patudo, de forma equilibrada e consistente.

 

Na Petslowcost, encontra os melhores produtos para cuidar do seu melhor amigo com toda a confiança. Esperamos pela sua visita!


WhatsApp disponível para qualquer questão