Cuidados a ter com cães nos dias de calor

Com a chegada dos dias de calor, há cuidados redobrados a adotar para proteger os nossos fiéis companheiros de quatro patas. O tempo mais quente, bem como a exposição ao sol, traz consigo alguns riscos para os cães (como acontece connosco). É, pois, essencial estar alerta para o perigo dos golpes de calor. Mas sabe como identificar este problema? E como o prevenir? Nós damos uma ajuda.

 

Golpes de calor: quais os sintomas?

Este problema, bastante frequente em dias de calor intenso, é acompanhado de alguns sinais a que os donos devem estar muito atentos, de modo que possam intervir o mais rápido possível. Alguns dos sintomas são:

-       Respiração ofegante;

-       Fadiga;

-       Saliva excessiva;

-       Ansiedade;

-       Temperatura corporal demasiado elevada;

-       Batimento cardíaco acelerado;

-       Falha na resposta a comandos habituais.

 

Ora, se detetar este problema, que pode resultar num colapso, deve contactar de imediato o seu médico veterinário. Porém, há alguns cuidados com cães no calor que podem prevenir estas situações. Fique a conhecê-los.

 

Hidratação em dias de calor

Este é, evidentemente, o fator mais importante a assegurar em dias de calor. Garanta que o seu patudo tem sempre água limpa e fresca disponível. Para isso, preste atenção à quantidade de líquido disponível no bebedouro. Se não puder estar sempre por perto, opte por um dispensador de água, como é o caso deste. Em viagem, utilize um bebedouro portátil, como este.

 

Queimaduras solares

Como acontece com os humanos, também os cães podem sofrer queimaduras solares. Para aqueles que têm o pelo mais fino e esparso, este risco é particularmente perigoso. Nestes casos, pode ser importante utilizar um protetor solar para animais, como este, que pode encontrar na Petslowcost.

 

Não obstante, é imprescindível que tenha cuidado na escolha dos momentos para passear o seu cão, ou para estar com ele ao ar livre. Nos dias de calor mais intenso, evite os períodos mais quentes, entre as 11h e as 16h. De igual forma, aquando dos passeios, deve acautelar a proteção das almofadas das patas. Prefira superfícies relvadas em detrimento do asfalto ou da areia e recorra a um protetor para as patas, como este.


A Petslowcost é um aliado de excelência para proteger o seu animal durante todo o ano. Venha ter connosco!

 

 


WhatsApp disponível para qualquer questão