Alimentos tóxicos para cães: como estabelecer uma dieta sem riscos?

A alimentação representa um papel decisivo no equilíbrio e bem estar dos cães. Porém, é imprescindível que se tenha em conta que estes animais apresentam diversas intolerâncias a algumas substâncias inofensivas para os humanos. Desta maneira, para proteger o seu companheiro e garantir a segurança da sua dieta, é importante que saiba quais os alimentos tóxicos para cães. Consulte a lista que a Petslowcost reuniu para si.

 

Uma lista de alimentos tóxicos para cães

Para manter o seu animal salvaguardado, impedindo que qualquer pessoa do agregado familiar o intoxique acidentalmente, por exemplo, é necessário ter presente alguns dos alimentos que podem representar um perigo para estes patudos. Elencamos cinco:

1.   Cebola e alho

Estes ingredientes, que para nós são basilares na cozinha, devem ser completamente excluídos da dieta dos cães. Cozinhados ou crus, podem danificar os glóbulos vermelhos e provocar alterações gastrointestinais.

2.   Noz macadâmia

Quando ingerido por cães, este fruto pode, algumas horas depois, desencadear reações como vómitos, letargia ou hipertermia. Ainda que não seja necessariamente fatal, este alimento, e a generalidade dos frutos secos, deve manter-se longe da dieta do seu animal.

3.   Abacate

A ingestão de abacate pode ser perigosa para o bem estar do seu companheiro de quatro patas. Contendo uma substância chamada persina, pode provocar sintomas como diarreia e/ ou vómitos.

4.   Produtos lácteos

Com o avançar da idade, os cães passam a ter mais dificuldades em digerir produtos lácteos. Assim, a ingestão de produtos derivados do leite pode provocar, em alguns animais, perturbações gástricas, vómitos ou diarreia.

5.   Chocolate

Quando se fala em alimentos tóxicos para cães, é bastante provável que se pense, antes de mais, neste ingrediente. De facto, o chocolate é altamente tóxico para estes patudos, devido à presença de uma substância chamada teobromina. A sua ingestão pode originar convulsões, rigidez muscular, diarreia ou vómitos.

 

A ração indicada para uma dieta equilibrada

Não se esqueça que o modo mais seguro de garantir uma rotina alimentar saudável ao seu animal é optando por uma ração de cão especificamente concebida para responder às suas necessidades nutricionais. Na Petslowcost, pode encontrar um variado leque de opções.

 

Para fazer uma escolha acertada, consulte as nossas dicas neste artigo e visite a nossa loja para encontrar produtos de excelência!


WhatsApp disponível para qualquer questão