Envelhecimento ativo: animais de companhia indicados para idosos

Cuidar do bem estar físico, mental e social é imprescindível para que qualquer pessoa possa garantir um processo de envelhecimento feliz. Ora, do combate à solidão à estimulação da atividade física e mental, passando pela criação de vínculos afetivos, são vários os benefícios que a presença de um animal de estimação pode trazer a uma pessoa idosa. Deste modo, a Petslowcost reuniu algumas dicas sobre os animais mais indicados para a promoção de um envelhecimento ativo e alegre. Fique a conhecê-las.

 

Animais de companhia e envelhecimento ativo

Os benefícios de ter um animal de estimação estão amplamente comprovados pela comunidade científica. Quando o tema é o envelhecimento ativo, há um sem número de vantagens a reter. A presença de um patudo neste processo pode, pois, ser decisiva por vários motivos. Enumeramos apenas alguns:

-       A criação de uma rotina que responda às necessidades do animal de companhia pode ser essencial para manter horários e um nível maior de dinamismo;

-       A presença de um patudo ajuda a combater o sentimento, infelizmente muito comum na terceira idade, de isolamento e solidão;

-       Brincar, passear ou cuidar de um animal estimula a atividade física, reduz os níveis de stress e ajuda a criar laços emocionais fortes e recompensadores.

Animais de estimação mais indicados para idosos

Como é evidente, nem todos os animais são apropriados para acompanhar, com a tranquilidade e a segurança necessárias, um processo de envelhecimento ativo. Fique a conhecer alguns dos patudos mais indicados para este efeito.

Cães

A lealdade e afetividade destes animais é insuperável e pode ser essencial para um envelhecimento ativo e feliz. No entanto, os cães de grande porte, e com muita energia, devem ser evitados por pessoas idosas.

 

Cães pequenos, como são exemplos os amáveis Shih Tzu ou os sossegados Cavalier King Charles Spaniel, são opções mais acertadas. Além de fazerem muita companhia e serem muito afetuosos, são animais que, pelo seu tamanho e força, podem ser passeados com segurança por pessoas mais fragilizadas.

Gatos

Para idosos que não disponham da energia para passear diariamente um cão, por exemplo, um pequeno felino pode ser a opção ideal. São, por definição, mais independentes, autónomos e limpos — mas sempre uma ótima companhia. Os animais de pelo curto, que requerem menos manutenção, são uma escolha mais indicada.

Peixes

Um aquário pequeno, de fácil manutenção, pode ser uma escolha perfeita para algumas pessoas mais velhas. O momento de alimentar estes animais aquáticos, muito pouco exigentes, pode mesmo revelar-se terapêutico. Os goldfish são ideais para o efeito.

 

Na Petslowcost, temos uma equipa preparada para o ajudar a cuidar do seu animal de companhia com os melhores produtos. Esperamos por si!


WhatsApp disponível para qualquer questão