Sabe como deve dar banho a um gato?

É bem conhecida a resistência que os pequenos felinos têm à agua. Dar banho a um gato pode, por isso, ser uma tarefa desafiante e stressante para os donos, mas também para os patudos. No entanto, há ocasiões em que a lavagem não pode ser mesmo adiada. Assim, para que a experiência seja mais tranquila e pacífica, a Petslowcost traz-lhe algumas dicas que deve ter em mente no momento de partir para esta aventura. Ora espreite!

 

É mesmo recomendável dar banho ao gato?

Os gatos são, como se sabe, animais muito asseados. Têm o hábito de tratar autonomamente da própria higiene, recorrendo para isso à língua, que, com os seus pequenos filamentos, se assemelha a uma escova.

 

Contudo, há momentos em que dar banho ao gato se revela mesmo imprescindível, como quando o seu companheiro tem o pelo sujo, quando por algum motivo não consegue fazer a sua higienização sozinho ou quando tem de utilizar um champô medicinal para tratar um qualquer problema, como uma infestação por pulgas, por exemplo.

 

Tenha em atenção, no entanto, que é importante evitar ao máximo os banhos muito frequentes. Para proteger a pele do seu gato, é recomendável que não lhe dê banhos com intervalos inferiores a dois meses.

 

Dicas para dar banho ao gato com tranquilidade

Para dar banho ao gato de modo eficiente e pacífico, há alguns passos que deve ter em conta:

 

-       Encha a banheira ou o alguidar com água quente (não demasiado). Tenha atenção à quantidade de água que coloca, visto que, se for excessiva, pode provocar ansiedade ao seu animal. Calmamente e com cuidado, coloque o gato na banheira e dê-lhe tempo para se ambientar;

-       Durante o processo de enxaguamento e lavagem, evite sempre a cabeça e tenha cuidado para que não entre água nos ouvidos. Se for preciso limpar o focinho, faça-o com um pano húmido;

-       Use produtos adequados para dar banho ao gato. Pode optar, por exemplo, por este champô, com propriedades revitalizantes para o pelo, ou este, indicado para prevenir e manter as condições fisiológicas do pelo e da pele. Além disso, para deixar a pelagem macia e sedosa, pode usar este condicionar ou então este;

-       No final, seque o seu patudo com uma toalha — evite o secador. Para que esta seja uma experiência mais gratificante, não se esqueça de lhe oferecer uma recompensa. Experimente dar-lhe estes deliciosos snacks, ele vai adorar.

 

Com a ajuda da Petslowcost, dar banho ao gato não tem de ser uma dor de cabeça. Faça desta uma experiência mais tranquila e feliz!


WhatsApp disponível para qualquer questão