Que precauções ter com a saúde de um furão?

O furão é um animal de companhia dócil, brincalhão e sociável. Ideal, por isso, para muitas famílias. No entanto, como acontece com os demais animais de estimação, há algumas precauções com a saúde destes patudos que devem ser tidas em conta. Das vacinas recomendadas aos cuidados de higiene essenciais, reunimos algumas dicas que todos os donos devem conhecer.

 

Vacinas para furões: qual o plano recomendado?

Este é, certamente, um dos tópicos que mais dúvidas gera nas famílias que têm, ou vão ter, um furão em casa. O plano anual de vacinação é imprescindível para que o animal não fique exposto a doenças perigosas. A prevenção é o melhor dos remédios.

 

Deste modo, há duas vacinas altamente recomendadas:

 

-       Esgana: esta doença viral é muito contagiosa e apresenta uma taxa de mortalidade elevada. Sendo transmitida através do contacto direto ou indireto com animais doentes, tanto furões como cães, este problema afeta gravemente os sistemas respiratório, digestivo e neurológico. A prevenção desta doença severa, através da vacinação, é fundamental;

-       Raiva: este vírus é transmitido através da mordida ou das mucosidades, sendo que também ele é fatal. Ainda que oficialmente erradicado em Portugal, é obrigatório administrar a vacina da raiva nos furões para evitar possíveis surtos desta doença grave.

 

Consulte o seu médico veterinário para determinar os passos a adotar no que diz respeito à primovacinação e aos reforços necessários para o seu furão. Além disso, lembre-se de que estes animais também precisam de ser desparasitados, interna e externamente.

 

Cuidados de higiene a ter com um furão

Há alguns hábitos a manter para preservar o bem estar do seu animal de companhia. Cortar as unhas, por exemplo, é uma rotina importante que deve ser realizada com frequência, recorrendo para isso a uma tesoura especial. Corte até à veia, deixando sempre margem de segurança.

 

De igual forma, é essencial que a limpeza das orelhas seja feita regularmente e com algumas precauções. Utilize um produto concebido para este efeito, para conseguir remover tranquilamente os resíduos que se acumulam nesta zona. Além disso, é importante que escove o seu furão para manter o pelo saudável e brilhante.

 

Sinais de alerta

Há alguns sinais a que é preciso estar atento para se assegurar de que está tudo bem com a saúde do seu furão. Assim, se detetar sintomas como mudanças na urina ou nas fezes, balanço frequente da cabeça, irritação nas orelhas, vómitos, tosse ou mudanças na pelagem, consulte o seu médico veterinário.

 

Na Petslowcost, trabalhamos diariamente para que o seu animal de companhia tenha uma vida longa e saudável. Esperamos a sua visita!


WhatsApp disponível para qualquer questão