Tudo o que precisa de saber sobre areia para gatos

Os donos fazem tudo pelo bem-estar dos seus patudos. No caso dos pequenos felinos, é imprescindível que o local dedicado à higiene diária lhes proporcione todo o conforto. Sabemos, no entanto, que nem sempre é fácil escolher a melhor areia para gatos e saber que cuidados ter com ela no dia a dia. A Petslowcost traz-lhe algumas dicas para descomplicar!

 

Areia para gatos: que opções existem?

Se só está agora a chegar a este universo felino, deve saber que existem várias opções de areia para gatos e nenhuma resposta certa para a questão: qual a melhor? A solução deve ser adaptada às preferências de cada animal e ao seu contexto. Ainda assim, deve saber quais as diferenças entre elas.

 

Aglomerante

A areia aglomerante tem uma particularidade: quando o gato urina nela, é formada uma bola que se pode facilmente remover da caixa. Desta maneira, é mais fácil eliminar o odor. É composta por argilas denominadas por bentonite, às quais se deve o seu elevado poder de absorção. Uma desvantagem desta areia para gatos é a possível libertação de algum pó. Pode encontrar um exemplo aqui.

 

Sílica

A sílica é formada por microcristais que funcionam como uma esponja absorvente. Neste caso, não há pó envolvido. Contudo, a maior desvantagem é ter de ser mudada com maior frequência — convém que faça a troca assim que começar a ganhar uma tonalidade amarela. Pode encontrar um exemplo desta areia para gatos aqui.


Ecológica

Num momento em que se exige de todos um comportamento mais amigo do ambiente, pode ser importante reduzir também a pegada ambiental do seu gato. Neste caso, a areia para gatos biodegradável, feita de fibras de madeira, é a opção ideal. Além de não libertar pó, pode ser eliminada diretamente na sanita, dado que se dissolve em contacto com a água. Pode encontrar um destes produtos aqui.

 

Cuidados a ter com as caixas de areia para gatos

Além da escolha da melhor areia para o seu gato, há alguns cuidados que deve considerar:

 

-       O tamanho da caixa de areia para gatos deve ser de um gato e meio. Opte por uma caixa mais alta, para evitar que a areia salte para fora;

-       A caixa deve estar longe do comedouro e do bebedouro, num sítio reservado;

-       Os dejetos devem ser retirados todos os dias, utilizando para isso uma pá indicada para a areia utilizada;

-       A areia para gatos deve ser totalmente substituída com frequência.

 

Invista no conforto do seu patudo com a Petslowcost!


WhatsApp disponível para qualquer questão