Insuficiência renal nos gatos: o que é e que cuidados ter

A insuficiência renal nos gatos é um problema muito frequente nestes animais, sobretudo nos mais velhos. Esta doença pode ser caracterizada, em linhas gerais, como a incapacidade dos rins para eliminar resíduos do sangue. Ora, com a diminuição da capacidade de filtragem deste órgão vital são vários os problemas que emergem. Para o ajudar, a Petslowcost explica-lhe o que está na origem desta patologia e como a pode combater.

 

O que é a insuficiência renal nos gatos?

A insuficiência renal nos gatos pode ser aguda (causada por infeção ou pela ingestão de toxinas e, por isso, reversível) ou crónica (condição irreversível). Neste último caso, trata-se de uma desordem progressiva, pelo que, numa primeira fase, as áreas afetadas do rim são compensadas por aquelas que ainda estão saudáveis e que, assim, passam a assumir uma carga funcional acrescida.

 

À medida que a doença progride, o desgaste de todas as áreas começa a manifestar-se na diminuição da capacidade de filtragem do sangue. Por conseguinte, como efeito compensatório do organismo, o fluxo sanguíneo aumenta, bem como a produção de urina. Devido à perda de líquido, o gato terá mais sede e quererá beber mais água, aumentando a produção de urina. Estes são, regra geral, os primeiros sintomas do problema.

 

A que sinais deve estar atento?

Além da urina excessiva, acompanhada da ingestão de mais água para repor os fluidos, é importante que esteja alerta para sinais clínicos como perda de apetite, vómitos, diarreia, halitose ou depressão. Deve ter em conta que esta doença aparece frequentemente nestes felinos entre os 8 e os 14 anos de vida.

 

Como gerir e combater esta doença?

Se detetar alguns dos sintomas descritos no seu gato, deve levá-lo ao seu médico veterinário. Se a insuficiência renal nos gatos lhe for diagnosticada, o tratamento deverá consistir na adaptação da alimentação e, possivelmente, na administração de medicação.

 

Na Petslowcost, encontra um grande leque de produtos especialmente concebidos para o combate a esta doença. Assim, pode optar, por exemplo, por esta ração ou esta, cientificamente formuladas com proteína de elevada qualidade em quantidades restritas para ajudar a minimizar a formação de toxinas na urina e a combater a progressão do problema.

 

Além disso, pode ainda recorrer a suplementos alimentares, como é o caso deste, concebido para ajudar a estabilizar os níveis normais de fósforo no sangue, aumentar o apetite e manter a função renal. Por fim, é importante que disponibilize ao seu patudo um dispensador de água, de modo a estimular a ingestão de líquidos.

 

Se o seu gato sofre de insuficiência renal, a Pestlowcost é a aliada ideal para o ajudar a dar-lhe mais qualidade de vida. Conte connosco!


WhatsApp disponível para qualquer questão